quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Licor de Maçã/Canela

Ingredientes:
- 1kg de maçãs
- 4 paus de canela
- 500ml de aguardente
- 500ml de água
- 500gr de açúcar

Preparação:
   Lave bem as maçãs e corte-as em pedaços, tendo o cuidado de retirar as sementes e deixar as cascas.
   Coloque as maçãs num frasco de vidro com boca larga juntamente com os paus de canela e a aguardente. Esta última deve cobrir por completo as maçãs.
   Deixe macerar durante um mês, agitando o frasco todos os dias. Findo o tempo faça a calda juntando a água e o açúcar e deixando ferver cerca de 10 minutos. Deixe que a calda arrefeça por completo e adicione à aguardente. Mexa muito bem e filtre com um funil de pano.
   Coloque num licoreiro e deixe repousar mais 1 mês antes de servir.

Nota: Se quiser um sabor mais intenso a canela deixe ficar os paus de canela dentro do licoreiro.


Voltei :)

Boa noite!

Começo por explicar o motivo da minha ausência prolongada... tudo começou com um vírus que que por aí andava a afectar blogues, e o meu não foi excepção, como não conseguia livrar-me do dito cujo fui deixando de colocar mensagens, entretanto surgiram outras prioridades e deixei o blogue de lado. Embora agora não tenha tanta disponibilidade resolvi regressar muito por "culpa" da Mariana Teixeira que me adicionou a um grupo no facebook de "Dúvidas culinárias e pedidos de receitas" e a vontade de partilhar um pouco do meu tempo com pessoas tão atenciosas falou mais alto. Portanto, estou de volta e espero que se sintam bem aqui, na minha modesta cozinha que está de porta aberta para vos receber :)


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Troca de Mimos * Páscoa - adorei!

   A Andreia do blog Aprendiz de Cozinheira organizou uma troca de mimos da Páscoa na qual participei e hoje recebi os meus miminhos. A menina que mos enviou foi a Susana do blog O Mundo da PrincesSu, adorei tudoooo, é a primeira vez que participo em algo do género e posso dizer que não poderia ter corrido melhor! Obrigado Susana pelos miminhos e pela carta carinhosa que os acompanhava. Passem pelo seu blog que não se vão arrepender! Beijinho doce


   Aqui estão os meus miminhos... vieram alegrar o meu dia pois por estes lados hoje está muito cinzento e chuvoso. Ena tantos, não é? :) Vinham numa caixinha linda os seguintes produtos: 1 coelho de chocolate (ai que rico, quem não gosta de um chocolatinho?), 1 embalagem de sopa de cebola, 1 embalagem de tempero directo ao forno para frango, 1 embalagem de coco ralado,1 embalagem de óregãos, 1 embalagem de chocolate em pó, 2 embalagens de pudim de chocolate, 6 formas redondas de silicone (ainda não tinha redondas de silicone! Tenho de outros formatos e andava a pensar comprar redondas... veio mesmo a calhar). E ainda.... um mini gel de duche de morango, amei este pormenor, por acaso à minha amiga secreta também enviei do género: um mini perfume :) Gostei tanto, mas tanto de tudo que vim a correr fazer o post ehehe... apenas me resta desejar a todos uma PÁSCOA FELIZ!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pão de Deus

Ingredientes:
- farinha para pão Brioche
- água
- açúcar em pó q.b.
- leite q.b.
- 1 ovo
- 100gr de coco ralado
- 100gr de açúcar

Preparação:
   Coloque a água e a farinha brioche (conforme as instruções da embalagem) na cuba da máquina e seleccione o programa "Massas" (cerca de 1h30). Polvilhe a bancada com farinha e quando a máquina terminar faça bolinhas pequenas (a massa cresce muito) e coloque num tabuleiro com tapete de silicone (ou papel vegetal).
   Coloque o tabuleiro no forno por 30min a 50ºC para levedar.
   Entretanto faça a pasta de coco. Junte o coco ralado, o açúcar e o ovo e amasse até obter uma pasta homogénea e espessa.
   Após os 30min retire o tabuleiro do forno, pincele as bolas com leite e coloque em cima de cada uma delas a pasta de coco. Coloque novamente no forno a 200ºC por cerca de 15min.
   Sirva polvilhado com açúcar em pó.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Gelado de morango

   Com o tempo a aquecer já apetece um gelado, como tinha uns morangos em casa... lá saiu um geladinho para a sobremesa. Esta receita vem no livro de instruções da minha máquina de gelados, mas fiz umas pequenas alterações.

Ingredientes:
- 200gr de morangos (usei 250gr)
- 150gr de açúcar
- 250ml de iogurte natural
- 1/2 colher de chá de sumo cítrico
- 10gr de fécula (na receita original não é usada)

Preparação:
   Coloque os morangos e o açúcar no liquidificador e reduza a polpa. Adicione os restantes ingredientes e deixe em funcionamento até obter um preparado homogéneo.
   Coloque na máquina de fazer gelados e programe-a para 25 min. O tempo varia de máquina para máquina... Bom apetite! :)

Pudim de leite condensado

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 5 ovos
- 1/2 litro de leite
- caramelo q.b.

Preparação:
   Barre uma forma com o caramelo. Coloque os restantes ingredientes num recipiente e misture bem até obter um preparado homogéneo. Verta o preparado para a forma.
   Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC num tabuleiro com água para que coza em banho-maria cerca de 1 hora. Verifique se já está cozido com um palito.
   Deixe arrefecer e leve ao frigorífico algumas horas antes de desenformar.
   Sirva fresco.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bolo de aniversário da minha mãe

   Hoje a minha minha mãe fez 56 aninhos :) por isso houve direito a mais uma refeição em família com um bolinho para adoçar ainda mais o dia. Parabéns mãe! Beijinho grande

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 6 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de óleo

- 1 iogurte natural
- 1 lata de pêssego de conserva
- 2 pacotes de natas
- 2 saquetas de chantilly fixe
- 100gr de açúcar em pó
- pasta de amêndoa rosa q.b.


Preparação:
   Misture o açúcar com a farinha, o fermento e o óleo e mexa. Adicione os ovos e mexa até ficar  uma massa homogénea.
   Unte uma forma rectangular com manteiga, polvilhe com farinha e verta o preparado. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35min. Retire e deixe arrefecer.
   Entretanto prepare o recheio e cobertura. Bata dois pacotes de natas com duas saquetas de chantilly fixe e 100gr de açúcar até obter a consistência desejada e reserve no frigorífico. Corte os pêssegos em pedaços pequenos e reserve a calda.
   Para enfeitar faça os formatos desejados com a pasta de amêndoa rosa.
   Quando o bolo estiver frio corte-o a meio e regue ambas as partes com a calda de pêssego. Recheie uma das partes com o chantilly e cubra com os pedaçinhos de pêssego. Acame bem e coloque a outra metade por cima. Barre o bolo com o restante chantilly. Decore com a pasta de amêndoa.
   Coloque no frigorífico até à altura de servir... e bom apetite! ;)