domingo, 3 de abril de 2011

Bolachas de chocolate

Ingredientes:
- 300gr de farinha
- 200gr de manteiga
- 85gr de açúcar
- 50gr de chocolate em pó

Preparação:
   Derreta metade da manteiga no microondas. Adicione a outra metade e mexa bem. Coloque os restantes ingredientes no recipiente e bata até a massa estar ligada.
   Estenda a massa numa superfície previamente polvilhada com farinha e use os cortadores de bolachas. Coloque as bolachas em cima do tapete de silicone e leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 200ºC cerca de 10min ou até estarem cozidas.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lasanha

Tudo o que é massa gosta-se aqui em casa... desta vez saiu uma lasanha :)

Ingredientes:
- 1kg de carne picada de vaca
- 1 folha de louro
- 6 cenouras
- 1 cebola
- salsa q.b.
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- sal q.b.
- 1 copo de vinho branco
- pimenta branca q.b.
- colorau q.b.
- piri-piri q.b.
- 12 placas de lasanha
- azeite q.b.
- 500ml de molho bechamel
- queijo ralado q.b.

Preparação:
   Comece por colocar o azeite, o louro e a cebola picada num tacho e deixe refogar. Adicione a carne picada e deixe cozinhar até ganhar cor, tendo o cuidado de mexer sempre. Adicione a polpa de tomate, o vinho branco, a cenoura previamente picada, a salsa, o piri-piri, a pimenta branca, o colorau e o sal. Deixe cozinhar até ficar no ponto.
   Coza as placas de lasanha num tacho com água a ferver durante cerca de 5min. Retire para uma travessa e vá colocando um fio de azeite entre elas para que não colem.
   Comece a montar a lasanha num pirex. Coloque primeiramente uma camada de molho bechamel, coloque em seguida as placas de lasanha e uma camada de molho bolonhesa (carne picada), coloque mais uma camada de placas de lasanha, em seguida o molho bechamel e vá alternando as camadas tendo o cuidado de a última ser de molho bechamel. Por fim coloque o queijo ralado e leve ao forno cerca de 30min a 180ºC.
   Quando estiver pronto não retire logo do forno, deixe repousar cerca de 15min e depois sirva.

Nota: Normalmente coloco cogumelos laminados… mas desta vez não havia em casa, foi mesmo sem. O molho bechamel que usei foi marca Continente, mas pode optar por fazer em casa… noutra ocasião posto a receita.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Tortellini com cogumelos

   Esta receita é uma adaptação de uma receita que vinha na Dica, a revista do Lidl, podem ver a original aqui.

Ingredientes:
- 1 embalagem de 500gr de Tortellini (usei de carne)
- 1 lata de cogumelos inteiros
- 1 pacote de natas 3 queijos (Parmalat)
- margarina q.b.
- sal q.b.
- pimenta branca q.b.
- salsa q.b.

Preparação:
   Numa frigideira derreta a margarina, coloque os cogumelos previamente escorridos e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Reserve.
   Num tacho com água abundante coza o tortellini durante 5min.
   Coloque novamente ao lume (brando) a frigideira, adicione o pacote de natas e deixe apurar. Adicione os tortellini cozidos, polvilhe com salsa e deixe cozinhar até obter um molho cremoso.
   Retire e sirva imediatamente.

Bolo de laranja com coco e avelãs

   Hoje faz anos um grande amigo meu e fiz-lhe um bolinho para o lanche ao fim da tarde... a receita já a postei aqui, a cobertura é que foi feita "assim com o que havia em casa e parecia que ficava bem" :))

Ingredientes Cobertura:
- 1 clara
- icing sugar q.b.
- 1 colher de sopa de leite
- 1 colher de sopa de sumo de laranja
- 2 quadrados de chocolate milka
- coco ralado
- avelãs picadas

Preparação:
   Comece por bater a clara em castelo. Adicione o icing sugar e a colher de sopa de leite. Bata bem. Adicione o chocolate derretido e o sumo de laranja.
   Barre o bolo finamente. Polvilhe com coco ralado e avelãs picadas.

Et voilá, até ficou engraçado... e o melhor é que ficou muito bom! :)

quarta-feira, 30 de março de 2011

100 seguidores

 

   Hoje cheguei aos 100 seguidores... muito obrigado amigos pelo vosso carinho, não consigo colocar em palavras como é motivante ler os vossos comentários :)
   Espero continuar a merecer o vosso carinho!
  

Miolo de camarão delicioso

   Esta é uma daquelas receitas que têm sempre um lugarzinho na mesa quando recebo... é raro quem não goste deste petisco! (Digo raro porque o meu marido não gosta de marisco... é um desgosto! lol) Faço um bocadinho a "olhómetro" porque depende se gostam do molho mais ou menos apurado, mas aqui fica a receita:
 
Ingredientes:
- 500gr de miolo de camarão
- 50gr de margarina culinária
- 1 cerveja pequena
- salsa q.b.
- piri-piri em pó
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho esmagado
- 1 colher de sopa de maisena (bem cheia)
- sal q.b. (eu não acho necessário a adição de sal... mas é uma questão de gosto)

Preparação:
   Coloque no Wok a margarina com o dente de alho esmagado e a folha de louro e deixe derreter, em seguida coloque o miolo de camarão e deixe alourar. Adicione a cerveja, a salsa, o piri-piri em pó e deixe o molho reduzir. Quando achar que o camarão está no ponto retire a folha de louro e o dente de alho, adicione a colher de maisena e deixe engrossar. Retire do lume e sirva ainda quente acompanhado com tiras de pão... até o pão fica uma delícia com este molho!

Bavaroise de morangos

Ingredientes:
- 1 embalagem de natas (200ml)
- 1 lata de leite condensado
- 7 folhas de gelatina branca
- 350gr de morangos

Preparação:
   Coloque os morangos num liquidificador e reduza a polpa. Retire a tampa e adicione o leite condensado, deixe misturar até apresentar um aspecto homogéneo.
   Demolhe as folhas de de gelatina num pouco de água fria.
   Bata as natas e misture com o preparado obtido no liquidificador.
  Aqueça 1dl de água e junte as folhas de gelatina previamente escorridas, mexa até estarem completamente dissolvidas.
   Por fim adicione a gelatina líquida ao preparado. Incorpore bem e verta para uma forma previamente passada por água fria.
   Leve ao frigorífico cerca de 8h antes de servir.