Hoje faz anos um grande amigo meu e fiz-lhe um bolinho para o lanche ao fim da tarde... a receita já a postei aqui, a cobertura é que foi feita "assim com o que havia em casa e parecia que ficava bem" :))
Ingredientes Cobertura:
- 1 clara
- icing sugar q.b.
- 1 colher de sopa de leite
- 1 colher de sopa de sumo de laranja
- 2 quadrados de chocolate milka
- coco ralado
- avelãs picadas
Preparação:
Comece por bater a clara em castelo. Adicione o icing sugar e a colher de sopa de leite. Bata bem. Adicione o chocolate derretido e o sumo de laranja.
Barre o bolo finamente. Polvilhe com coco ralado e avelãs picadas.
Et voilá, até ficou engraçado... e o melhor é que ficou muito bom! :)
quinta-feira, 31 de março de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
100 seguidores
Hoje cheguei aos 100 seguidores... muito obrigado amigos pelo vosso carinho, não consigo colocar em palavras como é motivante ler os vossos comentários :)
Espero continuar a merecer o vosso carinho!
Miolo de camarão delicioso
Esta é uma daquelas receitas que têm sempre um lugarzinho na mesa quando recebo... é raro quem não goste deste petisco! (Digo raro porque o meu marido não gosta de marisco... é um desgosto! lol) Faço um bocadinho a "olhómetro" porque depende se gostam do molho mais ou menos apurado, mas aqui fica a receita:
Ingredientes:
- 500gr de miolo de camarão
- 50gr de margarina culinária
- 1 cerveja pequena
- salsa q.b.
- piri-piri em pó
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho esmagado
- 1 colher de sopa de maisena (bem cheia)
- sal q.b. (eu não acho necessário a adição de sal... mas é uma questão de gosto)
Preparação:
Coloque no Wok a margarina com o dente de alho esmagado e a folha de louro e deixe derreter, em seguida coloque o miolo de camarão e deixe alourar. Adicione a cerveja, a salsa, o piri-piri em pó e deixe o molho reduzir. Quando achar que o camarão está no ponto retire a folha de louro e o dente de alho, adicione a colher de maisena e deixe engrossar. Retire do lume e sirva ainda quente acompanhado com tiras de pão... até o pão fica uma delícia com este molho!
Ingredientes:
- 500gr de miolo de camarão
- 50gr de margarina culinária
- 1 cerveja pequena
- salsa q.b.
- piri-piri em pó
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho esmagado
- 1 colher de sopa de maisena (bem cheia)
- sal q.b. (eu não acho necessário a adição de sal... mas é uma questão de gosto)
Preparação:
Coloque no Wok a margarina com o dente de alho esmagado e a folha de louro e deixe derreter, em seguida coloque o miolo de camarão e deixe alourar. Adicione a cerveja, a salsa, o piri-piri em pó e deixe o molho reduzir. Quando achar que o camarão está no ponto retire a folha de louro e o dente de alho, adicione a colher de maisena e deixe engrossar. Retire do lume e sirva ainda quente acompanhado com tiras de pão... até o pão fica uma delícia com este molho!
Bavaroise de morangos
Ingredientes:
- 1 embalagem de natas (200ml)
- 1 lata de leite condensado
- 7 folhas de gelatina branca
- 350gr de morangos
Preparação:
Coloque os morangos num liquidificador e reduza a polpa. Retire a tampa e adicione o leite condensado, deixe misturar até apresentar um aspecto homogéneo.
Demolhe as folhas de de gelatina num pouco de água fria.
Bata as natas e misture com o preparado obtido no liquidificador.
Aqueça 1dl de água e junte as folhas de gelatina previamente escorridas, mexa até estarem completamente dissolvidas.
Por fim adicione a gelatina líquida ao preparado. Incorpore bem e verta para uma forma previamente passada por água fria.
Leve ao frigorífico cerca de 8h antes de servir.
- 1 embalagem de natas (200ml)
- 1 lata de leite condensado
- 7 folhas de gelatina branca
- 350gr de morangos
Preparação:
Coloque os morangos num liquidificador e reduza a polpa. Retire a tampa e adicione o leite condensado, deixe misturar até apresentar um aspecto homogéneo.
Demolhe as folhas de de gelatina num pouco de água fria.
Bata as natas e misture com o preparado obtido no liquidificador.
Aqueça 1dl de água e junte as folhas de gelatina previamente escorridas, mexa até estarem completamente dissolvidas.
Por fim adicione a gelatina líquida ao preparado. Incorpore bem e verta para uma forma previamente passada por água fria.
Leve ao frigorífico cerca de 8h antes de servir.
terça-feira, 29 de março de 2011
Pão com chouriço
Mais uma receita muito simples e que fica muito boa!
Ingredientes:
- 500gr de farinha pão branco (usei marca Continente)
- 300ml de água à temperatura ambiente
- 1 colher de chá de azeite
- 18 fatias de chouriço (rende 6, coloco 3 em cada)
- farinha integral q.b.
Preparação:
Comece por preparar a massa na MFP, faça como as instruções na embalagem: coloque primeiro os 300ml de água, a colher de chá de azeite e por fim a farinha. Seleccione o programa "Massa" que demora cerca de 1h30m. Findo este tempo retire da MFP para uma superfície previamente polvilhada com farinha integral, divida em 6 porções iguais, estenda cada uma delas em forma de rectângulo e no meio coloque 3 fatias de chouriço. Feche com cuidado e vire, faça então três cortes e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 50ºC durante 30min para levedar e não se esqueça de colocar um recipiente com água dentro do forno para que o pão não fique seco. Passado esse tempo aumente a temperatura para 180ºC e deixe cozer cerca de 15min.
Nota: Os pães ficam grandes, se preferir mais pequenos opte por dividir nas porções que desejar. Eu gosto de usar farinha integral para polvilhar a bancada porque dá um aspecto diferente ao pão, mas pode optar por outra.
Ingredientes:
- 500gr de farinha pão branco (usei marca Continente)
- 300ml de água à temperatura ambiente
- 1 colher de chá de azeite
- 18 fatias de chouriço (rende 6, coloco 3 em cada)
- farinha integral q.b.
Preparação:
Comece por preparar a massa na MFP, faça como as instruções na embalagem: coloque primeiro os 300ml de água, a colher de chá de azeite e por fim a farinha. Seleccione o programa "Massa" que demora cerca de 1h30m. Findo este tempo retire da MFP para uma superfície previamente polvilhada com farinha integral, divida em 6 porções iguais, estenda cada uma delas em forma de rectângulo e no meio coloque 3 fatias de chouriço. Feche com cuidado e vire, faça então três cortes e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 50ºC durante 30min para levedar e não se esqueça de colocar um recipiente com água dentro do forno para que o pão não fique seco. Passado esse tempo aumente a temperatura para 180ºC e deixe cozer cerca de 15min.
Nota: Os pães ficam grandes, se preferir mais pequenos opte por dividir nas porções que desejar. Eu gosto de usar farinha integral para polvilhar a bancada porque dá um aspecto diferente ao pão, mas pode optar por outra.
sábado, 26 de março de 2011
Aletria
Esta é uma das sobremesas preferidas do meu marido... e diga-se de passagem que eu também gosto muito ;)
Ingredientes:
- 250gr de aletria
- 200 de açúcar
- 1 litro de leite
- 5 gemas
- casca de limão
- 1 pitada de sal
- canela q.b.
Preparação:
Coloque a aletria num tacho com água a ferver e adicione uma pitada de sal. Deixe ferver cerca de 5 min e escorra.
Num tacho largo coloque um litro de leite, 200gr de açúcar e a casca de limão. Assim que levante fervura junte a aletria bem escorrida. Deixe cozer em lume brando até ficar cremosa. Retire do lume e tire a casca do limão. Batem-se as 5 gemas de ovos e adicionam-se á aletria aos poucos e mexendo sempre. Coloque novamente no lume apenas para cozer as gemas.
Serve-se numa travessa ou em pratos individuais. Polvilhe com canela.
Ingredientes:
- 250gr de aletria
- 200 de açúcar
- 1 litro de leite
- 5 gemas
- casca de limão
- 1 pitada de sal
- canela q.b.
Preparação:
Coloque a aletria num tacho com água a ferver e adicione uma pitada de sal. Deixe ferver cerca de 5 min e escorra.
Num tacho largo coloque um litro de leite, 200gr de açúcar e a casca de limão. Assim que levante fervura junte a aletria bem escorrida. Deixe cozer em lume brando até ficar cremosa. Retire do lume e tire a casca do limão. Batem-se as 5 gemas de ovos e adicionam-se á aletria aos poucos e mexendo sempre. Coloque novamente no lume apenas para cozer as gemas.
Serve-se numa travessa ou em pratos individuais. Polvilhe com canela.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Bolo e queques de laranja
Vi esta receita no blog se7e pecados e como eu gosto muito de laranja (e de receitas simples) resolvi experimentar... só posso dizer que vale a pena, experimentem! O bolo fica uma delícia e é húmido... uma maravilha. :)
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 laranja grande
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de óleo
- 1 colher de chá de fermento
Preparação:
Retire os topos à laranja e corte-a em pedaços. Num liquidificador coloque a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo. Deixe em funcionamento alguns minutos até obter um preparado homogéneo.
Num recipiente coloque a farinha com o fermento e junte o preparado que obteve no liquidificador, mexa bem até ficar tudo bem incorporado. Coloque nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
O bolo era pequeno por isso demorou cerca de 35min a ficar pronto, os queques cerca de 15min.
Decore os queques a seu gosto. ;)
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 laranja grande
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de óleo
- 1 colher de chá de fermento
Preparação:
Retire os topos à laranja e corte-a em pedaços. Num liquidificador coloque a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo. Deixe em funcionamento alguns minutos até obter um preparado homogéneo.
Num recipiente coloque a farinha com o fermento e junte o preparado que obteve no liquidificador, mexa bem até ficar tudo bem incorporado. Coloque nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
O bolo era pequeno por isso demorou cerca de 35min a ficar pronto, os queques cerca de 15min.
Decore os queques a seu gosto. ;)
Subscrever:
Mensagens (Atom)

