terça-feira, 29 de março de 2011

Pão com chouriço

   Mais uma receita muito simples e que fica muito boa!

Ingredientes:
- 500gr de farinha pão branco (usei marca Continente)
- 300ml de água à temperatura ambiente
- 1 colher de chá de azeite
- 18 fatias de chouriço (rende 6, coloco 3 em cada)
- farinha integral q.b.

Preparação:
   Comece por preparar a massa na MFP, faça como as instruções na embalagem: coloque primeiro os 300ml de água, a colher de chá de azeite e por fim a farinha. Seleccione o programa "Massa" que demora cerca de 1h30m. Findo este tempo retire da MFP para uma superfície previamente polvilhada com farinha integral, divida em 6 porções iguais, estenda cada uma delas em forma de rectângulo e no meio coloque 3 fatias de chouriço. Feche com cuidado e vire, faça então três cortes e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
   Leve ao forno a 50ºC durante 30min para levedar e não se esqueça de colocar um recipiente com água dentro do forno para que o pão não fique seco. Passado esse tempo aumente a temperatura para 180ºC e deixe cozer cerca de 15min.

Nota: Os pães ficam grandes, se preferir mais pequenos opte por dividir nas porções que desejar. Eu gosto de usar farinha integral para polvilhar a bancada porque dá um aspecto diferente ao pão, mas pode optar por outra.

sábado, 26 de março de 2011

Aletria

   Esta é uma das sobremesas preferidas do meu marido... e diga-se de passagem que eu também gosto muito ;)

Ingredientes:
- 250gr de aletria
- 200 de açúcar
- 1 litro de leite
- 5 gemas
- casca de limão
- 1 pitada de sal
- canela q.b.

Preparação:
   Coloque a aletria num tacho com água a ferver e adicione uma pitada de sal. Deixe ferver cerca de 5 min e escorra.
   Num tacho largo coloque um litro de leite, 200gr de açúcar e a casca de limão. Assim que levante fervura junte a aletria bem escorrida. Deixe cozer em lume brando até ficar cremosa. Retire do lume e tire a casca do limão. Batem-se as 5 gemas de ovos e adicionam-se á aletria aos poucos e mexendo sempre. Coloque novamente no lume apenas para cozer as gemas.
   Serve-se numa travessa ou em pratos individuais. Polvilhe com canela.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Bolo e queques de laranja

   Vi esta receita no blog se7e pecados e como eu gosto muito de laranja (e de receitas simples) resolvi experimentar... só posso dizer que vale a pena, experimentem! O bolo fica uma delícia e é húmido... uma maravilha. :)

Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 laranja grande
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de óleo
- 1 colher de chá de fermento

Preparação:
   Retire os topos à laranja e corte-a em pedaços. Num liquidificador coloque a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo. Deixe em funcionamento alguns minutos até obter um preparado homogéneo.
   Num recipiente coloque a farinha com o fermento e junte o preparado que obteve no liquidificador, mexa bem até ficar tudo bem incorporado. Coloque nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
   O bolo era pequeno por isso demorou cerca de 35min a ficar pronto, os queques cerca de 15min.
   Decore os queques a seu gosto. ;)


quarta-feira, 23 de março de 2011

Semi-frio de baunilha e morango

   Boa noite a todos :) Hoje trago uma receitinha muito simples mas que fica muito bonita na mesa...

Ingredientes:
- 1 embalagem de pudim de baunilha (eu uso boca doce, cada embalagem tem 2 saquetas)
- 1 embalagem de pudim de morango (eu uso boca doce, cada embalagem tem 2 saquetas)
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2 litros de leite
- 4 embalagens de bolacha maria
- café q.b.
- coco ralado q.b

Preparação:
   Faça os dois pudins conforme a embalagem (com o leite e o açúcar) e deixe arrefecer apenas uns minutos. Forre o fundo de uma forma de aro amovível com bolachas maria previamente molhadas em café. Em seguida coloque uma camada de pudim de baunilha e novamente uma camada de bolachas, repetindo até o pudim terminar. Repita o processo para o pudim de morango, tendo o cuidado de acabar com uma camada de pudim.
   Decore a gosto. Eu decorei com coco ralado, mas pode ser com bolacha ralada, amêndoas.... etc.

Nota: como queria colocar numa travessa rectangular, cortei e dei-lhe esse formato :)


terça-feira, 22 de março de 2011

Bolo de aniversário do meu pai

   Hoje o meu pai faz 55 aninhos, foi uma refeição em família cheia de alegria que esperemos se repita por muitos e bons anos! Parabéns Pai!
   Foi este o bolinho que lhe fiz:

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 6 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de óleo
- 1 lata de ananás de conserva
- 1 pacote de natas
- 1 saqueta de chantilly fixe
- 50gr de açúcar em pó
- 1 tablete de chocolate culinária
- leite q.b.
- pasta de amêndoa branca q.b.



Preparação:
   Misture o açúcar com a farinha, o fermento e o óleo e mexa. Em seguida misture os ovos e mexa até ficar  uma massa homogénea.
   Unte uma forma rectangular com manteiga, polvilhe com farinha e verta o preparado. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35min.
   Retire e deixe arrefecer.
   Entretanto prepare o recheio. Bata um pacote de natas com uma saqueta de chantilly fixe e 50gr de açúcar até obter a consistência desejada e reserve no frigorífico. Corte as rodelas de ananás em pedaços pequeninos e reserve a calda.
   Para a cobertura derreta uma tablete de chocolate com leite q.b. (fica uma cobertura mais crocante, se preferir mais macia utilize natas em vez de leite).
   Para enfeitar recorte rodelas de pasta de amêndoa branca.
   Quando o bolo estiver frio corte-o a meio e regue a parte que vai ficar por baixo com a calda de ananás. Recheie com o chantilly e cubra com os pedaçinhos de ananás. Coloque a metade que não foi regada por cima e cubra com o chocolate derretido. Decore com as rodelas de pasta de amêndoa a "imitar as rodelas de ananás".
   Coloque no frigorífico até à altura de servir. Bom apetite! :)



sábado, 19 de março de 2011

Palmiers

   Vi esta receita no blog Panelaterapia e resolvi experimentar... super simples e o resultado é muito bom! Fiz a versão "mini Palmiers" para render mais. Muito bom para um lanchinho!
   Aqui fica a receita:

Ingredientes:
- 1 embalagem de massa folhada rectangular
- Açúcar q.b.

Preparação:
   Abra a massa e corte-a a meio (se pretender mini Palmiers, se não for o caso não corte a meio). Polvilhe a massa com açúcar. Enrole as duas extremidades até ao centro e corte fatias bem fininhas.
   Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 5 min.
   Antes de servir polvilhe novamente com açúcar.

Agradecimento... e feliz dia do Pai!

   Estou de volta (a meio gás), a recuperação está a correr bem e já estou quase... quase fina :)
Agradeço-vos pelos comentários carinhosos que aqui deixaram, muito obrigado pelo carinho. Beijinhos doces para todas :**



  Entretanto recebi também mais um selinho que foi oferecido pela Formiguinha, obrigado amiga... é lindo!


  Desejo um feliz dia do pai a todos os pais... mas muito em especial ao meu, que é o melhor pai do universo... e arredores! :)