segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pausa por motivos de saúde

   Queridas/os amigas/os vou ficar uns dias sem poder cá vir pois fui operada na 6ª-feira passada e agora preciso de um tempinho para recuperar... felizmente correu tudo bem e já me encontro em casa. Espero poder regressar o mais breve possível.
   Muito obrigado pelos comentários que aqui têm deixado. Um beijinho grande e até breve!

Lilia

[imagem retirada da net]

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Francesinha "à cozinha"

É um prato que faço poucas vezes... mas que se gosta bastante cá em casa. :)

Ingredientes:
- 1 boião de molho para francesinha (dá p 2)
- 2 fatias de pão de forma sem côdea
- 1 bife de vaca
- 1 linguiça
- 1 fatia de fiambre
- 2 fatias de queijo
- 1 ovo
- margarina culinária q.b.
- piri-piri q.b.

Preparação:
   Tempera-se o bife com piri-piri e frita-se em margarina. Abre-se ao meio a linguiça e grelha-se. Estrela-se o ovo.
   Num prato fundo coloca-se por ordem: 1 fatia de pão, 1 linguiça, 1 fatia de queijo, 1 fatia de fiambre, 1 bife, 1 fatia de pão, 1 fatia de queijo e 1 ovo. Se quiser coloque 2 palitos para segurar melhor os ingredientes no sítio. Deita-se o molho de francesinha por cima e leva-se ao microondas até derreter o queijo (ou pode levar-se ao forno).


MFP - Arroz doce

Vi esta receita aqui e resolvi experimentar... como a máquina é nova ainda estou a a avaliar as suas potencialidades... :) Obrigado Mary pela partilha, ficou óptimo!

Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 200 gr de arroz carolino
- 100gr de açucar
- 2 colheres de sopa de farinha Custard
- canela em pó q.b.

Preparação:
   Com a excepção da canela, coloque os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada acima. Seleccione o programa Doces e Compotas, na minha demora 1h05min e por isso acrescentei mais 15min. Aguarde alguns minutos antes de retirar o arroz da cuba após o ciclo ter terminado.
   Disponha o arroz doce em taças individuais ou numa travessa e polvilhe com canela.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Wok - Tirinhas de frango com cenoura

Este é o tipo de refeição ideal para quando não se tem muito tempo...


Ingredientes:
- 3 peitos de frango
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 cenouras grandes
- salsa fresca q.b.
- piri-piri q.b.
- azeite q.b.
- 1/2 copo de vinho branco
- sal q.b.

Preparação:
   Corta-se os peitos de frango em tiras e tempera-se com o piri-piri e o sal, reserva-se.
   Coloca-se o Wok ao lume com um fio de azeite, a cebola e o alho previamente picados e deixa-se alourar. Adiciona-se as tiras de frango e seguidamente 1/2 copo de vinho branco. Por fim, adiciona-se as cenouras também picadas e a salsa fresca. Fica pronto em cerca de 15 min.

Caldo Verde

O belo do caldo verde feito à maneira da cozinha... ;)

Ingredientes:
- 1 couve galega
- 5 batatas médias
- 1 cebola grande
- 2 cenouras médias
- azeite q.b.
- sal q.b.
- chouriça (opcional)

Preparação:
   Corte a couve galega em tiras fininhas. Descasque e corte as batatas, as cenouras e a cebola. Leve ao lume uma panela com água e quando ferver adicione as batatas, as cenouras e a cebola. Tempere com azeite e sal. Quando os ingredientes estiverem cozidos reduza a puré com a varinha. Em seguida coloque a couve galega e se necessário rectifique os temperos. Bastam 15 min e está pronto a servir... quem gostar pode colocar umas rodelas de chouriça no caldo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Salmão grelhado

Esta é daquelas que mais fácil... impossível, mas é um peixe que eu adoro!

Ingredientes:
- salmão
- sal
- pimenta branca
- limão

Preparação:
   Tempera-se o salmão com sal, pimenta branca e sumo de limão e reserva-se cerca de 30 min para tomar gosto. Findo este tempo grelha-se.
   Acompanhei com feijão verde e nabos cozidos.


Iogurtes com compota de abóbora / Bolacha de framboesa

Ingredientes:
- 900ml de leite meio gordo
- 1 iogurte natural
- 100gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de leite em pó
- compota de abóbora
- bolachas de framboesa trituradas

Preparação:
   Num recipiente misture o açúcar, o iogurte natural e o leite em pó. Adicione o leite meio gordo aos poucos e mexendo sempre até estar tudo muito bem misturado. Em alternativa pode usar o liquidificador, mas terá que esperar que a espuma que se forma desapareça.
   Coloque no fundo dos potes uma colher de sopa daquilo que quer adicionar ao iogurte e verta por cima o preparado que obteve.
   Vai à iogurteira 12h.

Nota: A receita base é a que vem com a minha iogurteira que tem 6 potinhos (Yogurella da Ariete).
          Desta vez fiz 3 com compota de abóbora caseira e 3 com bolachas de framboesa trituradas, de salientar que os iogurtes que levam bolacha têm uma melhor consistência.