quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Wok - Tirinhas de frango com cenoura

Este é o tipo de refeição ideal para quando não se tem muito tempo...


Ingredientes:
- 3 peitos de frango
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 cenouras grandes
- salsa fresca q.b.
- piri-piri q.b.
- azeite q.b.
- 1/2 copo de vinho branco
- sal q.b.

Preparação:
   Corta-se os peitos de frango em tiras e tempera-se com o piri-piri e o sal, reserva-se.
   Coloca-se o Wok ao lume com um fio de azeite, a cebola e o alho previamente picados e deixa-se alourar. Adiciona-se as tiras de frango e seguidamente 1/2 copo de vinho branco. Por fim, adiciona-se as cenouras também picadas e a salsa fresca. Fica pronto em cerca de 15 min.

Caldo Verde

O belo do caldo verde feito à maneira da cozinha... ;)

Ingredientes:
- 1 couve galega
- 5 batatas médias
- 1 cebola grande
- 2 cenouras médias
- azeite q.b.
- sal q.b.
- chouriça (opcional)

Preparação:
   Corte a couve galega em tiras fininhas. Descasque e corte as batatas, as cenouras e a cebola. Leve ao lume uma panela com água e quando ferver adicione as batatas, as cenouras e a cebola. Tempere com azeite e sal. Quando os ingredientes estiverem cozidos reduza a puré com a varinha. Em seguida coloque a couve galega e se necessário rectifique os temperos. Bastam 15 min e está pronto a servir... quem gostar pode colocar umas rodelas de chouriça no caldo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Salmão grelhado

Esta é daquelas que mais fácil... impossível, mas é um peixe que eu adoro!

Ingredientes:
- salmão
- sal
- pimenta branca
- limão

Preparação:
   Tempera-se o salmão com sal, pimenta branca e sumo de limão e reserva-se cerca de 30 min para tomar gosto. Findo este tempo grelha-se.
   Acompanhei com feijão verde e nabos cozidos.


Iogurtes com compota de abóbora / Bolacha de framboesa

Ingredientes:
- 900ml de leite meio gordo
- 1 iogurte natural
- 100gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de leite em pó
- compota de abóbora
- bolachas de framboesa trituradas

Preparação:
   Num recipiente misture o açúcar, o iogurte natural e o leite em pó. Adicione o leite meio gordo aos poucos e mexendo sempre até estar tudo muito bem misturado. Em alternativa pode usar o liquidificador, mas terá que esperar que a espuma que se forma desapareça.
   Coloque no fundo dos potes uma colher de sopa daquilo que quer adicionar ao iogurte e verta por cima o preparado que obteve.
   Vai à iogurteira 12h.

Nota: A receita base é a que vem com a minha iogurteira que tem 6 potinhos (Yogurella da Ariete).
          Desta vez fiz 3 com compota de abóbora caseira e 3 com bolachas de framboesa trituradas, de salientar que os iogurtes que levam bolacha têm uma melhor consistência.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Passatempo no blog Saúde, Moda e Beleza

Passatempo  no blog:

Saúde, Moda e Beleza ~

Passem por lá, não se vão arrepender.. termina a 21/Março/2011


[imagem do blog Saúde, Moda e Beleza]

Crepes

Ingredientes:
- 1 chávena (de chá) de farinha
- 1/2 chávena (de chá) de leite
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal

Preparação:
   Junte todos os ingredientes e bata com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.
   Coloque um pouco de óleo (com o auxilio de papel de cozinha) na crepeira ou numa frigideira anti-aderente de tamanho médio. Quando a crepeira estiver bem quente adicione uma colher de massa e rode-a para que a massa fique espalhada por ela toda e com espessura fina. Deixe dourar cerca de 1min de cada lado.
   Retire do lume e se desejar recheie e dobre o crepe. Sirva quente.

Nota: O recheio é ao gosto de cada um. Eu coloquei compota de abóbora, mas por exemplo, pode rechear-se com chocolate, mel, coco, fruta, canela, caramelo, etc...

Red fish no forno

Ingredientes:
- red fish (a quantidade é proporcional ao número de pessoas, esta é uma receita p/2 pessoas)
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- salsa q.b.
- 1 tomate grande
- pimenta branca q.b.
- azeite q.b.
- sal q.b.
- água q.b.


Preparação:
   Limpe o red fish, faça 2 cortes em ambos os lados e reserve. Corte a cebola em rodelas, o tomate aos cubos e corte o alho grosseiramente.
Num recipiente junte os seguintes ingredientes: pimenta branca, salsa, sal, água e azeite (seja generosa neste ingrediente) e misture até o sal desaparecer.
   Num recipiente que possa ir ao forno coloque a cebola, o tomate e os alhos de modo a "fazer uma cama para o peixe". Coloque o red fish e por cima regue com a mistura de ingredientes que foi feita.
   Leve ao forno a 185 ºC cerca de 35min (depende do tamanho do peixe, vá verificando).