segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Primeiro selo :)

Quero agradecer a todas as pessoas que têm passado pela minha cozinha e me têm motivado nesta aventura (muito recente) de blogger :)

Um obrigado especial para a Viciante do blog http://asementasladecasa.blogspot.com/ que me deu este lindo selinho...

Bjinhos

sábado, 29 de janeiro de 2011

Batatas recheadas

Ingredientes:
- 500gr de carne picada de vaca
- 500gr de carne picada de porco
- 12 batatas grandes
- vinho branco q.b.
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- salsa fresca q.b.
- piri-piri q.b.
- pimenta branca q.b.
- polpa de tomate q.b.
- azeite q.b.
- 1 folha de louro

Preparação:
   Faz-se o refogado com o azeite, a cebola, os alhos picados e o louro, quando estiver a cebola transparente adiciona-se a polpa de tomate e um bocadinho de vinho branco, deixa-se apurar. Adiciona-se a carne picada, mais vinho branco e tempera-se com o sal, o piri-piri, a pimenta branca, a salsa fresca e deixa-se cozer até ficar "seco".
   Com o auxílio de um utensílio próprio fazem-se as cavidades nas batatas e recheiam-se com o picado.
   Vai ao forno pré-aquecido a 220 ºC num tabuleiro somente com um bocadinho de vinho branco no fundo cerca 45 min. (Convém virar as batatas e ir verificando, claro que depende muito do tamanho das batatas).
   Serve-se com salada.


Nota:   Caso aprecie com molho, também poderá preparar o molho a seu gosto e colocar no tabuleiro.



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Croissant de chocolate

Ingredientes:
- 1 embalagem de massa de croissant ou de massa folhada 
- 1 gema de ovo
- 4 colheres de sopa de leite

Preparação:
   Estende-se a massa numa superfície lisa e corta-se em triângulos. Coloca-se na base um quadrado de chocolate preto de culinária (ou de chocolate branco) e enrola-se, fazendo depois os "biquinhos" laterais.
   Mistura-se bem a gema de ovo com 4 colheres de sopa de leite e pincelam-se os croissant.
   Vão ao forno previamente aquecido a 175 ºC num tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de 15min.

   São ideais para um lanche... ou até para o pequeno-almoço. ;)




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Feijoada de lulas

Ingredientes:
- 1 embalagem de lulas (700gr)
- 1 lata de feijão branco cozido (800gr)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 cenouras
- azeite q.b.
- polpa de tomate q.b.
- pimenta branca q.b.
- colorau q.b.
- piri-piri q.b.
- sal q.b.
- salsa fresca q.b.
- 1 folha de louro


Preparação:
   Limpam-se bem as lulas e cortam-se ao meio. Coloca-se o azeite, a cebola e os alhos picados e deixa-se refogar, adiciona-se a polpa de tomate, a cenoura e o louro e deixa-se refogar mais um bocadinho. Adiciona-se água quente e seguidamente as lulas. Tempera-se com o sal, a pimenta branca e o colorau e o piri-piri a gosto. Após levantar fervura fica a cozinhar em lume branco cerca de 20 min. Acrescente o feijão branco cozido e a salsa fresca, se necessário deite também um pouco da água e deixe apurar cerca de 15 min.
   Sirva com arroz branco ou com arroz de cenoura.

Nota: Eu optei por servir com arroz de cenoura, mas vai do gosto de cada um... :)


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bolo de chocolate (microondas)

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 chávena de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de leite
- 1 chávena de chocolate em pó
- 1/2 chávena de óleo

Preparação:
   Num recipiente que possa ir ao microondas misture muito bem todos os ingredientes e leve ao micoondas entre a 8 a 10 min.
   Decore a gosto.

Nota: O meu bolo tem recheio finíssimo de doce de ovos.

Para o recheio utilizei:
- 3 gemas
- 3 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de açúcar

Misturei tudo bem e levei ao lume (brando) mexendo sempre até obter a consistência desejada.

Foi a primeira vez que fiz um bolo no microondas e fiquei agradavelmente surpreendida com o resultado final... saiu um bolo gostoso e bem fofinho.

Arroz de marisco simples

Ingredientes:
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho médio
- 1/2Kg de arroz
- 500gr de ameijoa
- 300gr de mexilhão
- 1 embalagem de delicias do mar
- 500 gr de miolo de camarão graúdo
- camarão q.b.
- azeite q.b.
- colorau q.b.
- piri-piri q.b.
- sal q.b.

Preparação:
   Faz-se o refogado com o azeite, a cebola e o alho (previamente picados), piri-piri e colorau. Deita-se água e deixa-se ferver. Adiciona-se o arroz, o mexilhão e a ameijoa. Quando o arroz estiver meio cozido adicionam-se os camarões, o miolo de camarão e as delicias do mar e deixa-se cozer em lume brando cerca de 5 min.

Esponjosa

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 embalagem de gelatina com sabor

Preparação:
   Fazer a gelatina utilizando as 2 saquetas conforme vem na embalagem, quando estiver pronta e sem retirar do lume, adiciona-se o leite condensado mexendo sempre bem cerca de 5min, colocar num pirex ou forma de plástico e deixar arrefecer.
   Decorar a gosto.

Nota: A da foto foi feita com gelatina de laranja, mas a minha preferida é a de morango ;)